Translate

sexta-feira, 14 de abril de 2023

Os pecados capitais.

Todos nós já ouvimos falar acerca dos "pecados capitais", mesmo que você não saiba de forma decorada quais são, com certeza já ouviu algo a respeito. Mas o que são os "pecados capitais"?

Segundo a doutrina católica romana os "pecados capitais" são, os principais erros ou vícios que dão origem às diversas ações pecaminosas cometidas pelas pessoas. Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os "líderes" das más ações e dos maus pensamentos. O termo "capital" tem origem na palavra latina caput, que significa "cabeça", "parte superior".

Esses pecados devem ser confessados e geralmente são recomendadas penitências para esses atos pecaminosos. O que poucas pessoas sabem, é que agora já não são somente sete os pecados considerados capitais, a partir de agora, a pedofilia, o aborto, a manipulação genética, a poluição ambiental, o uso e tráfico de drogas e as injustiças sociais passam a compor o rol dos temíveis “pecados capitais”, ao lado dos sete já conhecidos. 

Agora nos fica um questionamento, para nós protestantes há diferenciação de pecados? Será que biblicamente há essa distinção?

A igreja católica romana faz distinção entre pecados mortais e pecados veniais. No seu artigo 8° do seu catecismo ela apresenta os seguintes artigos:

IV. A gravidade do pecado: pecado mortal e pecado venial
Os pecados devem ser julgados segundo a sua gravidade. A distinção entre pecado mortal e pecado venial, já perceptível na Escritura (94), impôs-se na Tradição da Igreja. A experiência dos homens corrobora-a.

Não é objetivo deste artigo detalhar a visão Romana sobre essas distinções sobre pecados, até porque há uma série de agravantes e atenuantes, como no caso do direito penal, à prática pecaminosa. Como houvesse essas diferenciações de pecados.

Mas qual é a visão protestante sobre o pecado? Há de fato pecados maiores ou menores? Há diferenciação ou graus de pecado?

Bem, temos que entender que a Bíblia traz duas categorias de pecado, os pecados que são para morte e os pecados que não são para morte. Vejamos, assim está escrito:
Se alguém vir pecar seu irmão, pecado que não é para morte, orará, e Deus dará a vida àqueles que não pecarem para morte. Há pecado para morte, e por esse não digo que ore.
Toda a iniquidade é pecado, e há pecado que não é para morte.1 João 5:16,17

Então o que podemos perceber é que sim, a Bíblia tem duas categorias de pecados, os que são para a morte e os que não são para morte. Agora resta a pergunta, qual é o pecado que é para morte? Há de fato algum pecado que o sangue de Jesus Cristo não seja possível de expiar, Ele não seria capaz de perdoar este pecado mortal? Vejamos então que pecado é esse.

Portanto, eu vos digo: Todo o pecado e blasfêmia se perdoará aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada aos homens.
E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro. Mateus 12:31,32

Mas como assim quem falar contra o Espírito Santo não será perdoado? Ofender ao Espírito  é pior que ofender ao Pai e ao Filho? Entendamos porque a blasfêmia contra o Espírito é imperdoável.

Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vô-lo enviarei.
E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.  João 16:7,8
Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51
"Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado;
(...)
Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.
(...)
E a quem jurou que não entrariam no seu repouso, senão aos que foram desobedientes?
E vemos que não puderam entrar por causa da sua incredulidade." Hebreus 3:13,15,18 e 19

O pecado contra o Espírito Santo é justamente não dar ouvidos a sua ação, a cerviz do homem, seu coração fica tão endurecido que é impossível a ação do Espírito Santo afim de convencer esse homem do pecado, da justiça e do juízo.

Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais. Atos 7:51 

Como haverá salvação para aquele que não é alcançado pela ação do Espírito Santo? Como poderá ser liberto aquele que escolhe os grilhões, blasfema, ridiculariza e rejeita aquele que lhe quer libertar? A grande blasfêmia é a desobediência a voz do Espírito Santo, que tenta a todo custo convencer o homem do seu estado pecaminoso e não consegue, isso porque a pessoa não quer, ela o rejeita e deliberadamente escolhe o caminho da perversão e do engano. Para esta pessoa não há salvação, porque ela não quer ser salva.

O grande pecado capital da humanidade é rejeitar a Jesus como salvador, como filho de Deus, isto porque somente o Espírito Santo pode convencer o homem dessa verdade e quando o homem rejeita essa verdade, Ele rejeita a ação do Espírito Santo, até chegar a um grau em que não há mais meios para o Espírito Santo agir em seu coração. Neste estágio mesmo a dor e o sofrimento não lhe sensibilizam, mas antes, seu comportamento é de ira e revolta contra Deus.

Veio o quarto anjo e derramou a sua taça sobre o sol, e foi concedido poder ao sol para queimar a humanidade com fogo. As pessoas foram queimadas pelo forte calor e, colocando a culpa em Deus, blasfemaram contra seu Nome, que tem domínio sobre essas pragas. Diante de tudo isso, ainda recusaram arrepender-se de seus pecados para poderem render glória a Ele. Ap 16.8-9

Fora isso, esse pecado de blasfêmia, todos os outros pecados são passíveis de perdão, pois a ação do Espírito Santo pode levar a pessoa ao arrependimento. A base para o perdão é o reconhecimento do pecado e a confissão. Sabendo que somente o Senhor Jesus tem poder e autoridade para perdoar pecados, pois ele pagou por todos os pecados em nosso lugar. Pois todo pecado gera a morte.

Então podemos resumir que somente há duas graduações de pecado, um que é para morte e o outro que não é para morte. O que é para a morte é o pecado de blasfêmia contra o Espírito Santo, todos os demais não são para morte, não tendo diferenciação de graus de malefício. Embora para nós um assassinato seja muito pior que uma mentira, para Deus todos eles são iguais, pois todos nos afastam dEle e quando consumado, gera a morte espiritual. 

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página