Translate

domingo, 20 de julho de 2014

O que eu faço, não sabes tu agora.

As vezes nós não conseguimos entender o porque as coisas nem sempre saem da forma que nós planejamos. Há também oração que fazemos com tanto fervor, que buscamos com tanto afinco e nem por isso recebemos uma resposta positiva. Ficamos sem entender porque Deus não nos deu aquilo que tanto pedimos, porque aquela pessoa que pensamos que seria para sempre foi embora. As vezes ficamos frustrados por pedir e não receber, por passar por situações dolorosas quando poderíamos passar por uma situação sem sofrer tanta dor. A nossa incompreensão de certas coisas nos fazem questionar a Deus, querendo entendo o porquê de passarmos por aquilo, a causa de tanto sofrimento e o sentido de viver uma experiência que queríamos evitar.
Todo mundo nessa vida viveu ou vive em uma situação análoga a esta, onde em um determinado momento da vida chegamos diante de Deus e perguntamos: porquê?
Certa vez Jesus estava reunido com os seus discípulos, estavam realizando a última ceia. Nesta última reunião com seus discípulos antes de sua morte, Jesus fez um ato com uma grande carga simbólica. Despiu-se de suas vestes, colocou as vestes de um servição, de um escravo e, munido de uma bacia de água e uma toalha, começou a lavar os pés dos discípulos (João 13:1-17). 
Esse serviço de lavar os pés das pessoas, era reservado ao mais baixo serviçal, o menor dentre todos os servos. Era visto como algo degradante e até humilhante, estar na condição de servo de lava-pés.
Os discípulos passaram os três anos e meio com Jesus lhe chamando de Rabi (Mestre) de Senhor, viram em diversos momentos a confirmação de que ele era o Cristo, o Messias, e talvez vendo Jesus naquela posição ficaram assustados, incompreensíveis diante do fato.
Pedro que talvez o mais ousado dentre os discípulos, fez objeção quanto a Jesus lhe lavar os pés, não aceitaria que o seu Mestre fizesse algo tão baixo. Foi aí que Jesus lhe deu a resposta: "Respondeu Jesus e disse-lhe: O que eu faço, não o sabes, agora, mas tu o saberás depois". (v.7)
A narrativa continua e depois o próprio Senhor Jesus lhes revela o por que daquele ato, qual a mensagem ele queria passar para os seus discípulos. A mensagem era de que, mesmo ele sendo senhor e mestre, ele se colocou como servo, para servir aos outros e assim como ele fez, deveríamos fazer também.
Mas o que mais me chamou a atenção nesta passagem, foi justamente a resposta de Jesus a Pedro, "O que eu faço, não o sabes, agora". 
Quantas situações na nossa vida enfrentamos sem entender o propósito divino? Quantas dores, lutas, sofrimentos acontecem sem que no momento a gente se dê conta do seu propósito? 
Quando olhamos retrospectivamente é que começamos a enxergar que as situações que enfrentamos nos fizeram pessoas melhores, nos ensinaram sobre as coisas e sobre as pessoas. Situações que no momento foram dolorosas, mas depois revelaram o seu verdadeiro sentido. Coisas que não deram certo e que você hoje enxerga se tivesse dado certo você estaria na verdade na pior!
A própria palavra de Deus nos declara em Isaías 55:8 "Porque os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor". Por isso sentimos tanta dificuldade de entender o agir de Deus, pois, olhamos com os olhos carnais, buscando sempre a solução mais fácil, a saída mais perto para que obtenhamos logo o que desejamos. Enxergamos somente aquilo que se apresenta diante de nossos olhos quando Deus sonda e conhece o coração. (I Samuel 16:7)
Então diante dessa situação que você está enfrentando agora tenha certeza, que por mais que você não consiga compreender o porquê você estar enfrentando essa grande dificuldade, no futuro, depois que você alcançar a sua vitória, você vai compreender a necessidade de ter passado por isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página