Quem nunca ouviu uma mensagem ou até mesmo um louvor falando acerca de Mefibosete e Lo-Debar? Essa passagem bíblica tão conhecida no meio evangélico e tão divulgada em mensagens e palavras.
Pois bem, em um determinado momento senti o desejo de preparar uma mensagem sobre esse episódio, e como a grande maioria das pessoas, fui pensando em escrever algo referente a saída de uma terra seca, infrutífera, de desprezo e vergonha para a exaltação, para ser partícipe da mesa do rei. Fui pensando em falar acerca das condições de vida de Mefibosete que morava de favor na casa de Maquir, morando em uma terra tão ruim que fora lá se esconder de Davi, haja visto que como descendente de Saul, Mefibosete poderia requerer o trono, e por essa causa Davi poderia querer matá-lo para evitar assim uma nova guerra de sucessão. Mas então ao ler sobre o texto bíblico e diversos comentários sobre essa passagem, meu entendimento foi outro, e gostaria de compartilhar com vocês.
Primeiro vale ressaltar como Lo-Debar aparece na história. No capítulo 9 de II Samuel, lemos a história de como Davi procura algum membro da família de Saul para usar de beneficência por amor a Jônatas, a quem havia prometido cuidar de seus descendentes 1 Samuel 20:14-17 1 Samuel 18:3; 2 Samuel 21:7.
Ao fazer essa pergunta, lhe apresentaram Ziba, ele tinha sido servo do rei Saul e sabia do paradeiro dos antigos membros da família de seu antigo senhor. Portanto, Ziba deveria saber informar, com precisão sobre o assunto que interessava a Davi, ao que ele responde prontamente a pergunta de Davi, declarando que ainda havia um filho de Jônatas chamado Mefibosete também conhecido por Meribe-Baal 1 Crônicas 8:34, que significa, Baal é nosso advogado. Veja que esse era o primeiro nome de Mefibosete, mas depois seu nome se tornou Mefibosete (bosete = vergonha).
A Bíblia ainda nos conta que Mefibosete era aleijado de ambos os pés e isso fora devido não por uma falha genética, mas por sua ama tê-lo deixado cair quando esta fugia com ele depois da morte de seu pai, Jônatas e seu avô, Saul. 2 Samuel 4:4. Após esse episódio Mefibosete se refugiou na casa de Maquir de Lo-Debar, provavelmente Mefibosete teria recorrido aos parentes de sua mãe e por lá teria estabelecido residência, mas isso não é certo pois não há na Bíblia nenhuma referência de Maquir ter algum grau de parentesco com Mefibosete. O mais provável é que Maquir tenha recolhido Mefibosete em sua casa por benevolência, não por laços parentais.
Então nesse ponto chegamos a uma parte importante para nos revelar que lugar era esse Lo-Debar, pois Mefibosete não era natural de Lo-Debar, mas Maquir sim morava lá, e através de Maquir iremos conhecer um pouco de Lo-Debar.
Maquir, não era pobre, nem habitava em um pobre lugar! Essa ideia de Lo-Debar como terra seca, terra de amargura, uma terra que plantando nada cresce, não tem nenhuma referência bíblica, não tem como se provar que Lo-Debar era um lugar ruim ou terrível, um lugar de miséria, isso porque um de seus moradores era Maquir e Maquir era homem muito rico. Vejamos, em 2 Samuel 17:27-29 vemos que quando Davi está saindo fugido por causa da rebelião de Absalão, ele é socorrido por alguns homens, dentre eles Maquir, que supre as necessidades de Davi e dos homens que com ele estavam. Maquir era descendente direto de outro Maqui, que aparece em Dt 3:15 Maquir o conquistador e fundador da da tribo dos maquiritas, foi o filho mais velho de Manassés e neto de José (Gên. 50:23; Jos. 17:1). Ele subjugou Gileade e recebeu aqueles territórios, quando a Terra Prometida foi dividida após a conquista. Lo-Debar não era uma terra de miséria, nem seus moradores miseráveis.
Bem, agora que conhecemos um dos moradores de Lo-Debar e haja visto que esse morada era importante e influente a ponto de ajudar Davi em sua fuga e receber em sua casa um descendente da família real de Saul, vamos conhecer a cidade em que ele morava, Lo-Debar.
Lo-Debar, ou melhor Debir que no hebraico significa "santuário". Nas paginas do Antigo Testamento, esse é o nome de duas cidades e de um homem, a saber resumidamente:
1.Uma cidade no território de Judá, a quarenta e oito quilômetros a sudoeste de Jerusalém e a dezesseis quilômetros a oeste de Hebrom (Jos. 15:7). No décimo quinto versículo desse mesmo capitulo, temos a informação de que o nome anterior dessa cidade era Quiriate- Sefer. Foi um dos muitos lugares conquistados por Josué (Jos. 10:38 ss). Posteriormente, foi reocupado por Otniel (Jos. 15:7,15,17). O nome que os cananeus lhe davam, Quiriate-Sefer, significa «cidade do livro». Mas seu novo nome, Debir, parece sugerir que era ali que os cananeus tinham um de seus oráculos. Portanto, tanto um quanto o outro nome sugere material escrito ligado ao culto dos deuses pagãos, ali localizado. Porém, outros imaginam que a transliteração para o hebraico não preservou o intuito original do nome cananeu, pelo que a referência à ideia de escrita seria incorreta*.
2. Uma cidade em Gileade, perto do Jordão (Jos. 13:26). Não ficava longe de Maanaim, tendo sido identificada por alguns estudiosos com a «Lo-Debar» de II Samuel 17:27. Há alusão a Debir, em Amós 6:13; mas, uma distorção proposital do nome, faz com que este signifique «nulidade» (nossa versão portuguesa diz «Lo-Debar»), porque, mui provavelmente, na época daquele profeta o local era sede de algum culto pagão. O local moderno dessa antiga cidade é desconhecido**.
3. Um rei de Eglom, membro de uma aliança de cinco reis amorreus que se opuseram a Gibeom, a convite de Adoni-Zedeque, rei de Jerusalém. Porém, alguns eruditos pensam que o nome «Debir», nesse caso, refere-se a uma fortaleza, e não a um rei. Ver Jos. 10:3,5,16,26. Os gibeonitas apelaram para Josué, pedindo ajuda militar. A batalha teve lugar no vale de Aijalom, quando ocorreu o longo dia de Josué (Jos. 10:3-39). Se Debir foi, realmente, um monarca, então ele viveu em torno de 1450 A.C.***
Não encontramos nenhuma referência então a Lo-Debar como terra desértica ou algo parecido, ao contrário era uma terra muito bem localizada.
Então todas as mensagens que tinham Lo-Debar como pano de fundo, que tratavam Mefibosete saindo de um lugar de desprezo para a mesa do Rei estavam erradas? Não e sim!
Não, porque como vimos se referir a Lo-Debar como uma terra ruim é totalmente errôneo. Foi em Lo-Debar que Mefibosete contraiu matrimônio, isso indica que ele apesar de ser aleijado de ambos os pés, mantinha uma porcentagem de sua realeza, não sendo de todo desprezado. Até sua morada na casa de Maquir revela que ele fora acolhido por um homem rico e influente como vimos. Claro que morar de favor, ser aleijado não era das melhores condições de vida, mas isso não quer dizer levar uma vida miserável. Mefibosete talvez estivesse nessa terra longínqua de Jerusalém por temer por sua vida, pois era comum uma nova dinastia eliminar os membros da antiga família real, então em Lo-Debar Mefibosete estaria em um lugar de esquecimento, onde ninguém se lembraria que restava alguém ainda da família de Saul, só quem lembrava de tal coisa era o antigo servo da casa real Ziba.
Embora se possa argumentar que Mefibosete tenha o seu nome de (bosete = vergonha) possa revelar que ele ali estaria em estado de vergonha, devemos lembrar que o seu nome Meri-Baal possa ter influenciado na troca pelo escritor, que quis acentuar a negatividade do seu antigo nome. Se porventura disserem que ele ao chegar a Davi se considera um cão morto, é uma questão de bom senso que diante da possibilidade de se ter a cabeça cortada agirmos humildemente, isto porque ainda não havia sido revelado que Davi agiria de bom grado para com Mefibosete.
Então dizer que estar em Lo-Debar é algo ruim, pode ser verdade em parte (lugar onde Mefibosete se escondeu de ser morto, morar de favor na casa de Maquir...) mas dizer que lá era uma terra dos pobres de Israel é uma grande tolice.
Referências:
Comentários Bíblicos Mathew, Beacon e Champlin
Bíblia de Estudo Pentecostal
***retirado do Dicionário Champlin.
Translate
Estudo Teológico Bíblico (Clique e leia mais)
A verdadeira Lo-Debar.
Quem nunca ouviu uma mensagem ou até mesmo um louvor falando acerca de Mefibosete e Lo-Debar? Essa passagem bíblica tão conhecida no meio e...
terça-feira, 14 de outubro de 2014
A verdadeira Lo-Debar.
Enviar por e-mailPostar no blog!Compartilhar no XCompartilhar no FacebookCompartilhar com o Pinterest
Rafael Serafim
Rafael Serafim
at
22:00
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Parabens amigo , muito bom e esclarecedor o trabalho; que DEUS continue te iluminando.
ResponderExcluirObrigado irmão Heliomar, nos ajude compartilhando essa postagem e abençoe outras pessoas.
Excluirgostei aprendir
Excluirgostei aprendir
ExcluirMuito bom esse estudo, vou usa muito
Excluirlindoooo
Excluirmuitoo bom
ExcluirForte Ungido
ExcluirForte Ungido
ExcluirForte Ungido que Deus possa Abençoar sua vida grandemente isso é verdade a bíblia tem que de ser interpretada corretamente
ExcluirIsso realmente não sabia aprendi muito
ExcluirMaravilhoso isso
ExcluirGostei muito e aprender muito com esse estudo muito obrigada
ExcluirGostei muito e aprender muito com esse estudo muito obrigada
ExcluirMuito bom Jesus te abençoe foi muito esclarecedor
ExcluirAMÉM,FOI ALGO NOVO PRA MIM, POIS SEMPRE OUVI ESSA MENSAGEM NA FORMA REFERIDA PELA MAIORIA
ExcluirNossa como foi bom ler essa lição.pois eu sempre dizia como fazem musica gospel outros pregam sobre melfibozete colocando o numa situação miseravel sendo que pela biblia ele foi morar na casa de maquir um dos homens mas rico do lo bar
ExcluirSabe distorcem as palavras para comover uma mutidao de gente que por problemas e situações se comovem ..o povo perece por não saber ler ou imterpretar.
Outros usam como forma comercio e lamentavel..
Muito bom estudo bem aplicado instrutivo
ExcluirNinguem no seculo 21 podera afirmar como era Lo-debar nos dias de Davi, possibilidades sim mas afirmação é tolice. Hoje ninguém sabe nem o local exato da chamada cidade perdida.
ExcluirSe a própria bíblia, não discorre nada de bom, nem de ruim sobre lo-debar, como o irmão diz que a terra era fértil, e não dê miséria? Haja visto, lo-debar significar terra sem pasto, infértil?
ExcluirParabens...continue trazendo temas como este e o melhor esclarecendo ponto por ponto.
ResponderExcluirObrigado irmão Cícero, nos ajude compartilhando essa postagem e abençoe outras pessoas.
ExcluirVerdade lo-debar é uma cidade abençoada tem guardado homens de Deus e matando a fome gostei da sua leitura isso é a verdade sobre lo-debar
ExcluirParabéns, amei o comentário! Finalmente encontrei a verdadeira história de Lo Debar e de Mefiboset.
ResponderExcluirÉ sério, q bom, pq até agora não encontrei
ExcluirEstou estudando essa passagem na Bíblia para pregar,e gostei do seu comentário,continue assim,vai nessa tua força varão valoroso
ResponderExcluirGANHOU FRESQUINHO DE CEU!
ExcluirParabéns, amado irmão em Cristo, pelo excelente estudo sobre um assunto, que até aqui só se pregava e ensina por apenas uma versão; surgiu agora um maior esclarecimento do assunto.
ResponderExcluirÓtima exposição,concordo plenamente, essa, como a passagem do Tanque de Betesda gera muitas polêmicas, pois a grande maioria das pessoas, principalmente os que se intitulam pregadores não querem se preocupar em fazer uma pesquisa profunda sobre os fatos antes de prepararem suas mensagens,atitude essa que os leva a incorrerem em erros gravíssimos,sinceramente desejo que Deus te abençoe muito por ter uma conduta tão altruísta em compartilhar seus conhecimentos, fique na paz de Cristo.
ResponderExcluirÉ verdade. De igual modo, concordo com vc servo do Deus altíssimo. A paz de nosso Senhor e Salvador, Jesus.!!!!!
ExcluirGraça e a Paz do Senhor, irmão se possível abre nosso entendimento sobre o tanque de retirada aí estou procurando conhecer mias da palavra do Senhor, Que Deus abençoe a Todos Aqui.
ExcluirParabéns
Muito boa explicação.
ResponderExcluirUma explicação riquíssima. Que Deus o abençoe.
ResponderExcluirEles realmente são tolos e não conhecem a Palavra de Deus
ResponderExcluirGostei,muito boa.
ResponderExcluirMuito proveitoso esse esclarecimento. Seus abençoe.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirparabéns meu irmão por esse esclarecimento Deus continue te abençoando
ResponderExcluirTREMENDO O COMENTÁRIO MEU IRMÃO ESTÁ HISTÓRIA E A MAIS PURA E VERÍDICA, DE ACORDO COM TODOS OS TEXTOS MENCIONADOS POR VC....BELA EXPLICAÇÃO... GOSTEI....
ResponderExcluirEstudo maravilhoso, que Deus continue abençoando grandemente.
ResponderExcluirMuito bom estudo é bom ter pessoas sensatas e preocupadas com a verdadeira palavra de Deus e não somente com sensacionalismo e emoção
ResponderExcluirMuito bom estudo é bom ter pessoas sensatas e preocupadas com a verdadeira palavra de Deus e não somente com sensacionalismo e emoção
ResponderExcluirBenção!
ResponderExcluirDeus te abençoe sempre meu irmão...q estudo esclarecedor!!
ResponderExcluirPerfeito
ResponderExcluirEu vi o Mapa antigo de Ló-Debar
Esta tudo certo
Muito bom Rafael, Deus te abençoe meu irmão, vou ministrar essa palavra e estava buscando alguma referencia mais solida a respeito dessa passagem, posso dizer que aqui encontrei todas as respostas!!!
ResponderExcluirParabéns!
ResponderExcluirAMEI O ESTUDO APRENDI
ResponderExcluirOTIMO
ResponderExcluirMuito bom; paz queridos!
ResponderExcluirBom meu pastor disse que sua visão está distorcida eu gostei da Sua explicação
ResponderExcluirAté pq lodebar está situada às margens do rio Jordão....
ResponderExcluirParabéns! esclarecido
ResponderExcluirFui edificada com esse ensinamento. Vou ministrar hoje sobre a historia de Mefibosete e este estudo foi esclarecedor. Que Deus o continue fazendo canal para gloria Dele.
ResponderExcluirgostei da tese,certo que tem algumas coisas no texto que tem que ser revistas;mais gostei
ResponderExcluirBem aplicação irmão só que a Bíblia me mostra dois maquir filho de amiel e filho de manassés e a Bíblia não me dar respaldo pra dizer que um era parente direto do outro.
ResponderExcluirA história é boa, mas faltou o principal que é o que não pode faltar hoje, para alcançarmos a salvação; revelação, pois só ela revela o que está nas letras que mata mais o Espírito vivifica.
ResponderExcluirNossa muito difícil.
ResponderExcluirMuito bom esse estudo valeu apena Teló lido
ResponderExcluirQue O SENHOR JESUS;o ABENÇÕE de uma maneira EXTRAORDINÁRIA.
ResponderExcluirParabéns meu irmao por esclarecer a nos oque a gente tinha dúvida o senhor colocou em meu coração estuda essa passagem pra que o dia que o senhor quiser que eu fale a igreja eu esteja preparado e vc me ajudou muito que o senhor te abençoe
ResponderExcluirBela mensagem teológicamente correta nan tem nenhum texto que diz que lo-debar é terra de tristeza e dor onde opera a maldade meus parabéns.
ResponderExcluirMUITO BOM
ResponderExcluirOBRIGADO SENHOR...LOUVO AO SENHOR DEUS MEU AMADO POR ESSE ENTENDIMENTO QUE ELE LHE TEM DADO POR INTERMÉDIO DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO , TENHO DESEJADO TRAZER DA PARTE DE DEUS UMA MENSAGEM ACERCA DE ( DAVI , JÔNATAS , E SAUL ) " A ALIANÇA " MAIS SEMPRE BUSCAVA E BUSCO DE FATO , O QUE DEUS NOS QUER REVELAR POR MEIOS DA PALAVRA . E POR MISERICÓRDIA DE DEUS PUDE LER ESSE BELÍSSIMO COMETÁRIO QUE ABRANGEU O MEU CONHECIMENTO. QUE DEUS CONTINUE RENOVANDO EM TE O DOM DA CIÊNCIA DA PALAVRA.
ResponderExcluirGostei muito da explicação, estava buscando uma fonte bem detalhada para preparar uma pregação e encontrei. Obrigado !
ResponderExcluirGostei muito Parabéns
ResponderExcluirGostei muito Parabéns
ResponderExcluirmuito edificante seu estudo obr,aprendir muito graça e paz
ResponderExcluirÉ verdade irmão eu já tinha estudado por esse ponto de vista,ain ai que alguém enxerga como a gente.
ResponderExcluirParabéns meu irmão que Deus venha sempre te dar entendimento da palavra obrigado pela informação Deus te abençoe.
ResponderExcluirMuito bom parabéns
ResponderExcluirMuito bom parabéns
ResponderExcluirMuito bom, que Deus o abençoe sempre...
ResponderExcluirEsse comentário de Mefibosete, muito boa colocação de suma importância para quem gosta de estudar a Bíblia.
ResponderExcluirDeus te abençoe.
Amei conhecer melhor essa história com mais clareza e objetividade sobre Lo-debar,sempre ouvi como lugar de miséria,muito obrigada pelas referencias bíblicas que me ajudou a ver com veracidade todo contexto.O Senhor lhe abençõe.
ResponderExcluirTexto muito bem explicado a luz
ResponderExcluirDeus continue.
Deus continue derramando da sabedoria d'Ele sobe sua vida meu amado irmão.
top
ResponderExcluirBem explicado
ResponderExcluirParabéns gloria a Deus
ResponderExcluirMuito esclarecedor,gostei parabens.
ResponderExcluirMuito esclarecedor,gostei parabens.
ResponderExcluirforteee dms!!!
ResponderExcluirFortee demais!!!
ResponderExcluirEdificante
ResponderExcluirparabéns irmão pelo estudo...depois de tanto tempo entendi um puco sobre
ResponderExcluireste assunto,DEUS falou comigo no culto de domingo agora,sobre isso...por isso vim pesquisar...então cheguei aqui...Deus é tremendo.
muito esclarecedor,Deus continue lhe abençoando.
ResponderExcluirMefibosete era feliz com o que tinha (não é apologia a miséria), hoje pregadores querem mexer com o ego das pessoas...
ResponderExcluirLodebar na verdade foi onde DEUS escondeu um príncipe até apresentá-lo no momento certo.
O problema não estava em lodebar, o problema está na maneira em que olhamos para lodebar (explico), o problema está na maneira que olhamos para o problema...
Na maioria das vezes, só apontamos os pontos negativos, fazemos isso para justificar nossa insatisfação com algo...
Não devemos esperar por algo para sermos felizes, devemos ser feliz com o que temos (isso sim é prosperidade), a providência divina chegará, mas enquanto isso, devemos viver bem com a vida que temos...
Só que se pregar com essa linha de raciocínio, muitos não vão gostar...
Entendem porque pregadores trabalham muito em falar de prosperidade (financeira)?
O povo quer ouvir o que lhes convém.
Muito bom gostei
ResponderExcluirAmém gostei muito.....
ResponderExcluirParabéns ótima explanação
ResponderExcluirmuito bom estudo, Deus continue abençoando.....
ResponderExcluirParabéns pela mensagem abençoada, me abriu mas o conhecimento, que Deus continue a lhe dar cada vez mas tamanha inteligência fique na paz
ResponderExcluirQue a graça de Deus esteja contigo .Pois é óbvio cerca de tudo que descreve mostra a real e realidade de fundos bíblicos descritos e apresentados . Com isso , continue trazendo a todos nós revelações direcionadas a aprendermos a cada dia . Valeu mesmo ter encontrado uma pág. Como esta .
ResponderExcluirGostei
ResponderExcluirSim, faz sentido pela narrativa e citações bíblicas. Aquela pessoa e aquele lugar, para Mefibosete foi lugar secreto para ele, até Deus trazer a memória e mandar chamar. Há um tempo determinado para todas as coisas.
ResponderExcluirParabéns pela exposição,é desta maneira contrária que se tem exposto este tema
ResponderExcluirParabéns amei esboco estudo
ResponderExcluirParabéns.
ResponderExcluirPode ser ,mais e bem verdade que desde a divisão que foi dado ao primeiro maquir,até chegar a mefibosete pode se ter acontecido muita coisa,e lodebar não ser tão rica como foi mencionado,o segundo maquir ser bem de vida.nao garante que lodebar seja assim tão abençoada,se fosse Davi não teria ido se esconder la .
ResponderExcluirObrigado pelo ensino Deus abençoe sempre vc irmão sou grato por tudo
ResponderExcluirATE QUE ENFIM ENCONTREI ALGUEM QUE PENSA E ENSINA COMO EU......MUITO PROVEITOSO ESSE ESTUDO
ResponderExcluirExcelente comentário! claro e de fácil entendimento,sobre os fatos reais da história sobre a cidade de Lode bar,maquir e Mefibosete ☺️Deus abençoe 🙏
ResponderExcluirFiquei maravilhada em conhecer a verdadeira história de Lodebar.
ResponderExcluirSó li heresias veja bem lotebar realmente era uma terra boa antes da guerra né .
ResponderExcluirQual base bíblia vc teria pra dizer que Mefibosete tinha bens em lotebar?
Se o próprio Davi disse que devolveria tudo que era do avô dele?
Muito obrigado por estas confirmaçoes eu sempre entendi desta forma
ResponderExcluirNão há o que questionar de um Estudo tão centrada na Bíblia, e na verdade,
ResponderExcluirSó uma observação, antes de Mefibocete dizer, que ele não passava do um cão morto, o Rei Davi já tinha antecipado a ele que iria agir de Benevolência, então Mefibocete humildemente falou as palavras que se Referiu a ele como um cão morto, fora a isso você está de parabéns, muito Rico esse estudo, que Deus abençoe sua vida!!
ResponderExcluirSó uma observação, antes de Mefibocete dizer, que ele não passava do um cão morto, o Rei Davi já tinha antecipado a ele que iria agir de Benevolência, então Mefibocete humildemente falou as palavras que se Referiu a ele como um cão morto, fora a isso você está de parabéns, muito Rico esse estudo, que Deus abençoe sua vida!!
ResponderExcluirObrigada pelo esclarecimento. Deus continue te abençoando.
ResponderExcluirMas quando diz na Bíblia lugar de seguidores, o que quer dizer?
ResponderExcluirO nome de lugares eram dados de acordo com a sua gegrafia,espiritualidade, e/ou fudador.por isso discordo do senhor...
ResponderExcluirGostei muito da pesquisa que você fez, só não concordo até pelo fato de rir ter uma vida boa , em uma casa de um dono rico expressa a verdade que a cidade era rica!, Eu por exemplo viajei para o sertão de algumas cidades do Brasil onde não tinha água, emprego, comida, mesmo assim existiam ricos ali explorando a miséria do povo então então eu sou obrigado a entender que mesmo que a cidade seja assolada pela miséria sempre tem alguém ou alguns que vivem bem nelas
ResponderExcluirConcordo plenamente contigo meu irmão!
ResponderExcluir