Translate

sábado, 23 de agosto de 2014

Sabedoria para a vida.

Começarei hoje uma série de postagens sobre o livro de Provérbios e convido a você leitor a juntamente comigo, ler o livro de Provérbios durante um mês. Lembrando que o livro possui 31 capítulos o que daria então 1 capítulo por dia.
Recomendo que você separe uns 15 a 30 minutos para isso. Primeiro leia o capítulo do dia, escolha um versículo que mais lhe chamou a atenção dentro desse capítulo e memorize. Depois ore ao Senhor lhe pedindo sabedoria e, que ele possa lhe ajudar a por em prática os conselhos contidos na sua santa palavra.
Bem, lançado o desafio vamos a ele, começando pelo capítulo 1° que tem por título (isso pode variar segundo a versão da sua bíblia) A sabedoria para os jovens (Utilizo as versões da Bíblia de estudo pentecostal e de aplicação pessoal)

Versículo Chave.
"O temor do Senhor é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução".
Provérbios 1.7
Esse é o versículo chave para se entender não só este capítulo, mas todo o livro de Provérbios. O temor do Senhor é o princípio da sabedoria. Todo cristão conhece essa máxima, mas o que seria o temor do Senhor? Seria ter medo d'Ele? Ou pavor do seu castigo se errarmos? (cf.3.11-12)Segundo o comentário Beacon: 

"esse temor não é o medo subserviente do castigo, mas o temor que se expressa em reverência e admiração. É “um temor reverente e adorador”.  “Temer a Deus não é ter medo dele, mas colocar-se diante dele em admiração, visto que o significado de tudo e o destino de todas as pessoas são determinados por aquilo que Deus é e faz”
(Comentário Beacon. Provérbios. pg.360)

O temor a Deus é uma vida de santidade, ou da busca de santidade, de conhece-lo cada dia mais profundamente. Pois, ao saber mais de Deus, conheceremos mais a sua vontade para nós, com isso poderemos fazer as escolhas baseada na vontade divina, o que nos levará a um aperfeiçoamento do nosso viver diário.
Aquele que despreza uma vida de contínua busca de conhecimento de Deus, é considerado louco. O louco despreza a sabedoria, mas a sabedoria aqui não deve ser entendida como conhecimento e inteligência, há muitos homens inteligentes, que tem grande conhecimento sobre vastas coisas e mesmo assim são loucos (I Co 1.25; 3.19) Os loucos são aqueles que rejeitam as orientações e conselhos divinos para a vida, escolhendo trilhar um caminho de impiedade. O louco, no sentido usado em Provérbios, não é meramente um sujeito simplório. “Os loucos zombam do pecado” (Pv 14.9). O louco é espiritualmente rebelde, indiferente aos conselhos divinos e que rejeita o temor do Senhor. Jesus retratou esse tipo de pessoa quando chamou de louco o homem que não observava os seus ensinos (Mt 7.26-27).
Buscar conhecer a Deus é buscar a sabedoria, pois aquele que conhece a Deus e a sua palavra, possui as ferramentas necessárias para uma vida santa. E para viver uma vida santa é preciso: 

  1. O relacionamento correto com Deus — o temor do Senhor; 
  2. O discipulado contínuo — o princípio da ciência (sabedoria); e 
  3. O respeito pelas orientações divinas — somente loucos desprezam a sabedoria e a instrução. Precisa haver a iniciação da nossa caminhada com Deus, a continuação da comunhão redentora e a aplicação dos nossos corações à disciplina da instrução divina.
Que possamos buscar então conhecer a Deus e a sua palavra para que vivamos uma vida santa e, possamos ser cheios do conhecimento de Deus. (Pv 2.5)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Total de visualizações de página