Na continuação ao estudo do livro de Provérbios, chegamos ao 4º capítulo, que tem por epígrafe: Exortação a adquirir a sabedoria e a apartar-se do caminho dos ímpios. Destacamos neste capítulo os versículos 20 a 27 deste capítulo.
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; às minhas razões inclina o teu ouvido.
O chamado do Pai ao filho para ouvi-lo inclui não somente o seu intelecto, mas também todo o seu corpo, pois por mais que o espírito deseje fazer as coisas de Deus, nossa carne militará para satisfazer a sua vontade. Gálatas 5:17
Ele convida primeiramente a inclinarmos os nossos ouvidos para ouvirmos atentamente as suas palavras. Ora, o ouvido é umas das partes fundamentais do corpo humano, a audição pode ser uma fonte poderosa de aprendizado. Contudo, assim como podemos aprender o certo ao ouvir as palavras corretas, podemos aprender o errado ao dar ouvidos a ensinamentos contrários. É muito difícil para alguém conseguir manter-se durante o dia com o pensamento longe das coisas impuras, quando o seu ouvido está sendo constantemente bombardeado por palavras, músicas ou conversas iníquas. Uma pessoa que abre os seus ouvidos para ouvir aquilo que não deve, depois terá grande dificuldade para tirar aquilo de seu coração. É tal como ouvir uma mentira diversas vezes, quando se enfim se ouve a verdade, será até difícil de acreditar de tanto ter ouvido a mentira ser dita. Não se dá para conseguir manter comunhão com Deus por exemplo quando se está ouvindo uma música mundana, que proveito se poderá tirar disso? Até mesmo músicas estrangeiras que podem para alguns soarem incompreensíveis, podem ser prejudiciais, isso porque por esse mesmo motivo, não saber a tradução, poderá estar deixando entrar na sua mente uma mensagem errada, que você depois poderá reproduzir com a sua boca sem ao menos saber do que se trata. Os nossos ouvidos devem estar atentos as palavras de Deus e de sabedoria, devem ser estar atentos para ouvir palavras de conselhos dos mais velhos, de nossos pais e atentos a ouvir a voz de Deus, para que ouvindo-a possamos entende-las.
Uma última coisa importante a ser observada, é que em muitos casos deixamos que os nossos ouvidos sejam a porta de entrada para o pecado quando nos colocamos a ter conversas de teor impróprio, que pode ir desde um conteúdo sexual a comentários sobre a vida alheia, pois não somente aqueles que falam pecam, mas aqueles que lhe dão ouvidos também são participantes de seus pecados.
O segundo convite do mestre/pai, é que não deixemos que se aparte de nossos olhos aquilo que ele tem nos aconselhado, mas antes que devemos manter sempre a vista os seus ensinamentos. Nessa parte destaca-se a importância da constante leitura da palavra de Deus, pois ela é fonte de sabedoria e conhecimento. Os olhos, talvez mais que a audição, desempenha um papel fundamental na vida do ser humano, aquele que não enxerga deverá ser guiado, pois se não houver quem o guie poderá vir a tropeçar e a cair. Aqui os olhos têm um duplo sentido onde destacamos o primeiro que é o sentido natural. Muitos homens e mulheres tem vivido uma vida de erro porque tem olhado para aquilo que não lhe traz benefício nenhum. A televisão, por exemplo, tem sido usada como instrumento poderoso de propagação do evangelho, encontramos diversos programas que divulgam a palavra de Deus. Também é na televisão que encontramos muitas informações úteis, desde de dicas de saúde, empregos, informativos sobre as últimas notícias e até curiosidades. Ela também pode ser fonte de entretenimento, com seus filmes e programas. Mas da mesma forma que sendo bem usada a televisão não provoca mal aos que a vê ela pode trazer prejuízos quando transmite valores e programas contrários a palavra de Deus. Um exemplo simples, são programas de conteúdo sexual elevado que podem ser desde filmes, programas, seriados e novelas. Ou também, podem ser fonte de mentiras que podem nos fazer ter questionamentos acerca da nossa fé, da nossa igreja e de muitos líderes eclesiásticos. Assim como podemos ser instruídos ao ver um bom programa de televisão, podemos ser contaminados ao observar programas que não trazem nenhum benefício para a nossa vida, mas antes provocam desejos, sentimentos ou outras coisas parecidas, que somente prejudicam nossa relação com Deus. De igual modo, o computador através da internet, pode nos levar a pecar com os nossos olhos, quando passamos a olhar aquilo que somente satisfaz a nossa carne. É numeroso a quantidade de homens e mulheres de Deus que estão presos na pornografia, ou que mantém conversas pela rede de conteúdo imoral. E também tem sites que aparentemente não oferecem risco nenhum, principalmente os sites de entretenimento, mas que roubam um tempo precioso da sua vida. A primeira coisa a se observar a respeitos da visão é essa, a visão natural, para onde estamos olhando, o que temos visto com os nossos olhos e preenchido o nosso coração.
A segunda questão acerca da visão é a questão figurativa, não inclui olhar com os olhos naturais, mas de observar de forma figurativa. Um exemplo bem simples disso, é aquela pessoa que presta mais atenção nas atitudes e vida de uma pessoa do que a sua própria, vive mais preocupada com o que a outra pessoa faz que se esquece que em muitos momentos está agindo pior que a outra pessoa em si. Jesus Cristo deu um exemplo bem claro para essas pessoas, considerando-as hipócritas, isso porque elas enxergavam a trave no olho das outras, mas não conseguiam ver o travessão em seus próprios olhos. Há quem tome tanto conta da vida dos outros, que se esquecer de tomar cuidado com seus próprios atos e atitudes. Nossos olhos devem ser mantidos em Deus, pois n'Ele não encontraremos erros e defeitos, mas se formos olhar para vida do próximo, esqueceremos que tais como eles, somos homens e mulheres sujeitos a falhas.
A terceira coisa que devemos empregar para ouvir os conselhos do Pai, é o nosso coração. Embora o coração aqui não seja o órgão responsável pelo bombeamento e circulação do sangue, ele é metaforizado como o nosso intelecto a nossa alma, fonte de desejos e sentimentos. O coração é tão importante que ele destacará que é de lá que "procedem as saídas da vida" v.23. É no coração que se inicia as atitudes, dificilmente você fará alguma coisa sem antes pensar nela, primeiro você pensa, imagina, maquina como fazer e enfim quando se tem a oportunidade, consuma o fato. Tiago 1:15
O coração é a fonte de onde procede as boas ou más coisas. O Senhor Jesus em Mateus 15 versos 18 e 19 nos declara que aquilo que contamina ao homem não é o que entra em seu organismo, mas sim daquilo que saí de seu coração. Segundo o próprio Senhor Jesus, pelas nossas palavras seremos condenados ou por ela seremos absolvidos Mateus 12:37. As nossas atitudes e palavras podem até ser mentirosas, mas não permanecerá por muito tempo (Salmos 101:7 e Lucas 12:3, em algum momento aquilo que está em nosso coração virá à tona e revelará a verdadeira natureza do nosso ser. É no coração que se maquina o mal ou o bem, é nele que se planeja fazer tanto o bem como o mal. Não nos enganemos ao dizer que ao fazer algo errado fizemos por impulso, com certeza em algum momento você deixou que aquele ato fosse plantado como uma pequena semente no seu coração, pois ao fazer alguma coisa o que se revela é que tal coisa já havia sido pensada e planejado dentro de si. A adoração sincera, de coração, ela é apreciada por Deus porque quando o adoramos em espírito e em verdade está adoração vem do profundo do nosso ser João 4:24, não é algo aparente ou superficial, porque pode se ter a aparência de adorador, pode se ter jeito de adorador, mas isso não quer dizer que o coração seja um coração adorador.
A importância de se guardar o coração está intimamente ligada a outra parte de nosso ser que devemos devotar a Deus, a nossa boca. Ora, já vimos que para se falar coisas boas, devemos ter um coração bom Mateus 12:35, pois é impossível ter uma boca que louva ao Senhor e ter atitudes contrárias a sua palavra. Lucas 16:13. A nossa boca deve ser instrumento de benção, usada para abençoar as vidas das pessoas que nos cercam. É uma pena que muitos de nós abrimos nossa boca sem uma reflexão, falamos sem pensar nas consequências de nossas palavras, o que acaba gerando muita dor, tristeza e confusão. O homem sábio ele é prudente ao falar, e o profeta Isaías declara que o Senhor lhe deu uma língua erudita para que ele pudesse falar boas palavras no tempo certo Isaías 50:4. Não podemos nos enganar e pensar que com a mesma boca que louvamos ao Senhor na igreja, seja a mesma boca que maldiz o outro em oculto, quando nos sujeitamos a isso, Deus não recebe nossa adoração, isso porque como já vimos, ela não procede de um espírito reto, mas antes é de um espírito dobre Tiago 3:6-12, que ora está buscando louvar a Deus mas em outro momento está servindo de instrumento do inimigo. Por isso o sábio mestre declara que o seu filho, ou o aprendiz retire de sai a tortuosidade da boca, que ela não seja em um momento instrumento de benção e outro momento de maldição, Deus rejeitará a adoração daquele que assim procede.
Por fim o convite do sábio é que ele somente ande nos caminhos retos, ou nos caminhos do Senhor, não afastando seus pés nem para a direita nem para a esquerda. Os pés são os instrumentos que nos levam para onde queremos ir, andar no caminho reto, equivale dizer não andar nos caminhos dos ímpios. De forma mais clara, o que o sábio instrutor diz é que não devemos seguir os passos dos ímpios, fazer as mesmas coisas, ir nos mesmos lugares que eles frequentam. Quando se colocar isso não quer dizer que devemos somente ir para a igreja, para o trabalho e para a casa. Podemos ir em lugares de diversão, tal como shoppings, cinemas, praia e tantos outros mais onde o ímpio também vai. Mas a diferença entre nós e eles está nas atitudes que tomamos nesses lugares. Se o ímpio vai ao algum lugar e lá consome bebida alcoólica, fuma ou pratica coisas ilícitas, nós não devemos é seguir o seu comportamento, não devemos deixar de ir na praia porque os ímpios vão, mas devemos ter o cuidado de estarmos trajados de forma diferente da deles, para que assim se note a diferença entre a luz e as trevas. Não exigimos que se faça nada que seja absurdo, mas que o servo de Deus aproveite aquilo que Deus lhe oferece de forma que não escandalize, nem os de dentro nem os de fora. Mas há alguns lugares em que nem ao menos nossos pés devemos por, pois são lugares declarados como terrenos do inimigo. Não se pode ir ao show de um grupo secular e achar que você estará bem ali, quem tem o Espírito Santo será durante todo o evento incomodado, porque sabe que ali não tem nada de Deus. Não se pode frequentar bares onde o principal é o consumo de bebidas alcoólicas, mesmo que você esteja somente tomando um suco ou refrigerante, há outros lugares mais propícios para isso, o que devemos ter é bom senso e acima de tudo vigilância.
Muito se poderia continuar a dizer sobre isso, mas creio que o temos visto tem sido o suficiente para poder declarar que servir a Deus não é servi-lo somente em parte, mas com todo o nosso ser. Deus exige tudo de nós, ele não aceita partes ou um pedaço, devemos nos esforçar para que sirvamos a Ele com todo o nosso ser, com toda nossa força e com toda a nossa alma Lucas 10:27. A vigilância com as nossas atitudes demonstra o quanto desejamos sermos fieis a Deus, mesmo com toda a nossa imperfeição, mesmo sendo nossa carne voltada para o pecado, devemos e podemos usar os nossos membros e sentidos para glorificar a Deus e assim termos uma vida melhor. Aquele que se esforça em usar sua vida, seu corpo de forma sábia, se preservando do mal, achará benção, riqueza e honra e será um servo exemplar de Deus. Embora seja muito difícil vivermos uma vida inteiramente dedicada a Deus, isso não é impossível e, por este motivo devemos dia após dia nos esforçar para alcançarmos isso.
Nenhum comentário:
Postar um comentário